AFABB-PR - Associação dos Funcionários Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil no Estado do Paraná

Menu principal




Caixa de Previdência dos
Funcionários do Banco do Brasil



Cooperforte
SegaSP

 
 

27/07/2010- Enxaqueca: mal que atingem grande parte da população adulta.

 

        De repente, aquela forte dor e a sensação de que a cabeça irá explodir, está latejando ou sendo apertada. Esses são alguns sintomas da enxaqueca, que é um desequilíbrio químico no cérebro e envolve hormônios e substâncias denominadas peptídeo, (composto formado pela união de dois ou mais ácidos amina dos).

        Trata-se de uma patologia que pode vir acompanhada de náuseas, vômitos, aversão á claridade, ao barulho, aos cheiros, hipersensibilidade do couro cabeludo, visão embaçada, irritabilidade, flutuações do humor, ansiedade, depressão e lacrimeja mento. Pode durar de três horas a três dias e entre outros sintomas, estão incluídos diminuição da força muscular de um lado do corpo, formigamentos, tonturas e diarréia.

       Os fatores que desencadeiam as crises de enxaqueca são inúmeros e variam de pessoa para pessoa, como por exemplo, estresse físico e emocional, o consumo de determinados alimentos, (álcool, queijos, vinho tinto e embutidos), privação ou excesso de sono e alterações hormonais súbitas, como a menstruação. Para evitar as crises, é importante que ocorra uma mudança no estilo de vida:


-Adquira hábitos regulares para as refeições e do sono;
-Mude a dieta, eliminando alimentos e que ocasionem a dor;
-Evite a ingestão de bebidas fermentadas, como por exemplo, vinho tinto;
-Não se exponha demasiadamente ao sol e á claridade.
Lembre-se: apenas o médico pode indicar o melhor tratamento.

Fonte: www.drashirleydecampos.com.br

Colaboração: Marlene lagos.
 

Rua Voluntários da Pátria, 475 - Centro - Curitiba - PR
CEP: 80020-000 - (41)3223-4907