Trabalhando em prol dos
Aposentados e Pensionistas
do Banco do Brasil
no Estado do Paraná.

Rua Voluntários da Pátria, 475

Edifício ASA - 5º Andar - cj 501

 Centro - Curitiba - PR - 80020-926

Biblioteca

A AFABB/PR disponibiliza para seus associados, de forma gratuita, diversos livros, dos mais variados gêneros.
Consulte as condições para emprestar os livros.

Se você deseja colaborar com a biblioteca da AFABB/PR pode também fazer doações de livros que serão incorporados ao acervo e colocados a disposição dos demais associados.

A leitura e a doação de bons livros fazem bem para a alma.

Cada livro tem um ou mais códigos que facilitam 

a localização nas estantes.

Ao solicitar um empréstimo, informe esse(s) código(s).

Certa manhã, um homem acorda no chão de uma estação de trem, sem saber como foi parar ali. Não faz ideia de onde mora nem o que faz para viver. Não lembra sequer o próprio nome. Quando se convence de que é um morador de rua que sofre de alcoolismo, uma matéria no jornal sobre o lançamento de um satélite chama sua atenção e o faz desconfiar de que sua situação não é o que parece. 

À medida que remonta a história da própria vida e junta as peças do que esta por trás de sua amnésia, percebe que seu destino está ligado ao foguete ao mesmo tempo, descobre segredos muito bem guardados sobre sua esposa, seu melhor amigo e a mulher que ele um dia amou mais que tudo. Em meio a mentiras, traição e a ameaça real de controle da mente,precisa correr contra o tempo para conter a onda de destruição que se aproxima a cada segundo. 

código 00

Contagem Regressiva

A obra, escrita por diversos autores, traz, em seus volumes a trajetória da Arte nas diversas civilizações.

Como, em cada época, a humanidade deu a importância a arte, de acordo com os costumes de cada pais e de determinada época.

Através de gravuras e de muita pesquisa, os autores relatam as mudanças que foram surgindo no mundo das artes e os materiais e temas mais utilizados em cada etapa da história de um povo.

códigos  04 e 07

Enciclopédia da Civilização e da Arte

A reconstituição dos fatos políticos, pós-redemocratização de 1945, revela inquestionável declínio qualitativo da representação popular nos legislativos federal e estadual, principalmente depois da edição do AI-5, em 13 de dezembro de 1968. O forçado bipartidarismo nos 20 anos de arbítrio e a irrelevância dos mandatos parlamentares foram acentuando a influência do dinheiro nas campanhas eleitorais, distorção que permanece apesar do fim do regime militar. A extinção dos antigos partidos pelo AI-2, em 1965, e a cassação e exílio de grandes lideranças também causaram danos irreparáveis à democracia brasileira. Este livro escancara o caráter subjetivo das cassações de mandatos, as interferências para pôr e tirar nomes das listas de atingidos e a irresponsabilidade da Delegacia de Ordem Política e Social (Does) nos registros de suas fichas e nas informações aos órgãos de segurança. O autor descreve sugestivos episódios da vida política do Paraná e do Brasil, muitos dos quais compartilhou na condição de parlamentar, ocupante de cargos executivos e dirigente partidário. 

código 11

Vivência de fatos históricos

Na natureza encontramos todos os elementos necessários para o funcionamento satisfatório do nosso organismo. Através da alimentação, da utilização correta e sistemática da hidroterapia, da geoterapia e da fitoterapia, a maior parte das enfermidades pode ser combatida ou prevenida. Saúde e Vida é, portanto, um manual de conhecimento popular, prático e fácil de usar, contendo as principais enfermidades e como utilizar os elementos da natureza para o tratamento. Um livro para ser consultado no dia-a-dia por todos aqueles que compreendem o valor terapêutico das plantas medicinais, das frutas, das hortaliças, da argila, dos banhos medicinais, do mel de abelhas, da geléia real e de tantos outros recursos colocados à disposição da humanidade pela natureza. 

código 13

Saúde e Vida

"Ser livre não é ser desta ou daquela maneira; ser livre não é agir desta ou daquela forma. Liberdade é a sensação íntima de alegria que deriva da coerência entre pensamento e conduta. " 
"Somos frágeis e nos deixamos seduzir por belas idéias, ainda que falsas. "

"O homem, a caminho da liberdade, não pode ser nem egoísta e nem generoso. " 

 

`O amor, como uma necessidade, é escravizante e, desta forma, se opõe à liberdade. " 
'0 amor, como um desejo, é uma experiência rara e rica que em nada se opõe a liberdade . " 
A expressão maior da vaidade no ser livre reside na sua coerência. " 
"A razão, propriedade humana por excelência, tem sido desprestigiada pela psicologia contemporânea. " 
"Nascer, no sentido psicológico, é poder tolerar a dor do desamparo. " 
"A insignificância da condição humana é a maior ofensa à nossa vaidade. " 
"A busca do prazer é a tendência biológica essencial do homem. " 
"O Bem e o Mal, uma classificação feita pelos homens 'bons'. " 

Flávio Gikovate 
"Mais do que os fatores externos, são os conflitos interiores que nos impedem de sermos livres."

"O meio social enfraquece os indivíduos hipervalorizando a sexualidade e relegando para o plano secundário o amor e a amizade. "

"Se somos todos diferentes, o respeito se impõe.

"O medo da felicidade é o maior obstáculo para a Iiberdade deixar de sei apenas um sonho. " 
 

código 15

Ser Livre

PARA EMAGRECER NÃO É PRECISO SOFRER é o que mostra João Uchôa Jr. 

O problema da obesidade deve ser enfrentado com uma alimentação apropriada, que não altere radicalmente os hábitos alimentares. O essencial é comer os alimentos adequados nas horas certas. O que se faz necessário, basicamente, é uma recombinação equilibrada dos alimentos. Para realizar corretamente essa busca, a pessoa que quer emagrecer não precisa abrir mão do fato elementar de que os alimentos — todos eles sem exceção — existem para serem consumidos e saboreados prazerosamente. 

código 17

Só é gordo quem quer

romance passa-se na região do Rio da Prata. Um grupo de guerrilheiros paraguaios confunde o cônsul inglês honorário com o embaixador dos EUA e, em vez deste, seqüestra aquele.

O equívoco faz a trama tornar-se de drama em tragédia, paulatinamente.

O protagonista, Dr. Plarr, apresenta uma interessante biografia: filho de um pai ausente, por ter sido encerrado em uma prisão paraguaia; amante da mulher do cônsul, e amigo de infância de um dos líderes do grupo terrorista, o Pe. Rivas. Esses são apenas algumas pinceladas que constroem a personalidade do herói. Que só assim se revela, ao final, num irônico e trágico contato com as “forças salvadoras”.

código 19

O Consul honorário

O Mundo Pitoresco é uma coleção de  nove volumes com fatos e fotografias de vários lugares e culturas diferentes.

Cada cultura tem suas particularidades e o que é comum em um lugar é raro em outro. 

Os hábitos, os costumes, enfim a cultura de cada povo faz deste mundo um local com variadas formas de perceber e vivenciar e inclusive influenciar a vida dos seus habitantes.

códigos 21 a 29

O Mundo Pitoresco

Nascido ao apagar das luzes de 1928 (27-12), na então cidadezinha de Cruzeiro do Sul (Acre). Odin de Albuquerque Lima escolheu, para seu livro de estréia, entre algumas dezenas de estórias curtas de sua autoria, as vinte que melhor representassem épocas, costumes e labores daquela região inóspita do médio Juruá, de si tão querida sempre, muito amada e hoje mais do que nunca saudosamente recordada em meio às agruras do intenso frio de Curitiba, onde vive atualmente. Pois bem, o Acre do ecologista Chico Mendes, barbaramente assassinado, com repercussões internacionais, e de tantos dramas, também é o do contista Odin Lima. Autodidata, persistente leitor de ficção desde a mais tenra idade, filho de nordestinos, o autor em vinte belos contos retrata realisticamente a vivência de esquecidos brasileiros. E a literatura acreana faz-se presente no cenário nacional. 

código 33

Araras de cores

Na década de 1980, acirram-se as contradições do modelo agro-exportador vigente político-institucionais que serão inscritas na constituição. A Reforma Agrária volta a ser proposta pelos novos movimentos sociais e a Constituição recepciona, parcialmente, as demandas de democratiza - ambiente equilibrado também ganha espaço constitucional. Sob o impacto dessas transformações, a maior parte da legislação de terras toma-se obsoleta, as instituições públicas ressentem-se de ajustes para se adequarem ao Estado Democrático de Direito. 

código 35

Paraná Terra e Cidadania

É a história de duas viagens. A viagem da Terra, desde sua origem, numa nebulosa de poeira cósmica, até sua possível desintegração pelo fogo - e a viagem da vida através dos tempos, desde suas formas primitivas. O leitor refará estas duas viagens, percorrendo os caminhos da vida e visitando as regiões cujo estudo fundamentou as teses do grande biólogo Charles Darwin. Um corpo internacional de consultores, composto por 350 cientistas, realizou a obra, incluindo numerosas atualizações, baseadas em descobertas recentes (década de 60). Ao completar estas duas viagens, o leitor terá a visão de um mundo através do espaço, mas também através do tempo. Compreenderá que a matéria - e a vida - nada mais são que momentos maravilhosos de uma história ainda mais maravilhosa, com centenas de milhões de anos. 

códigos 01 e 02

O Mundo em que Vivemos

Texto inédito do Jornalista Eddy Antonio Franciosi que repassa, na visão apurada do repórter, cronista, teatrólogo e pesquisador, toda a história de Curitiba com citações e revelações inéditas, tendo como referência os principais persona-gens da vida real de Curitiba.

Uma Crônica não é apenas um livro de relatos históricos. É antes de tudo, pela sensibilidade do autor, um livro que procura revelar o coração e a alma daqueles que fundaram, ajudaram a desenvolver e transformaram Curitiba na grande cidade que é hoje.

Na verdade é uma grandiosa história de Curitiba, contada desde os primórdios do primeiro planalto paranaense até nossos dias com muito estilo, emoção, detalhes, pesquisa e precisão histórica.

códigos  09 e 10

Uma Crônica - Curitiba e sua história

José Bernardo de Medeiros Neto é formado em Direito e Contabilidade, Ingressou no Banco do Brasii, na carreira de escriturário, em Uruguaiana. Trabalhou no Cadastro, especializando-se em análise de balanços e de empresas, Passou depois para o Serviço Jurídico. Foi vice-presidente do Banco de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Foi presidente da Banrisul Financeira S/A. Professor de Economia Política, Crédito e Legislação Rural, inclusive do Banco Central. Autor dos livros "Desafio à Pecuária" e "Revolução na Consultor Jurídico e Ex-presidente da AFABB-RS, e l Conselheiro Deliberativo da ANABB. Autor do livro "Banco do Brasil: Sobrevivência ou Privatização". Ex-presidente do Conselho Fiscal da PREVI e Ex-conselheiro Fiscal da GERDAU S/A. Atual Conselheiro Fiscal da COMPANHIA VALE DO RIO DOCE, no terceiro mandato, Vem proferindo palestras sobre a atuação do Conselho Fiscal, sendo que, recentemente, realizou conferência eletrônica no chat da Previ sobre esse tema, que foi a recordista, até o momento, de participantes. 

código 12

Conselho Fiscal Empresas e Fundo Pensão

Para onde a globalização e a crescente concentração do poder econômico empresarial conduzirão a sociedade? Até que ponto as contribuições da Qualidade Total e da Reengenharia promovem a mudança de paradigmas para uma administração do terceiro milênio? O emergente conceito de ReAdministração poderá ser a resposta adequada para os clientes da sociedade organizacional? Estas e outras questões são amplamente discutidas nesta obra e analisadas sob vários aspectos, sugerindo novos enfoques para o melhor entendimento da dinâmica caleidoscópica de nossa época. Em linguagem clara com abordagem consistente, o livro é fonte de consulta indispensáveis para empresários, executivos, consultores, professores e estudantes se preocupem em acompanhar as tendências do pensamento administrativo.

código 14

Administração e Qualidade

DESDE 1998, QUANDO NASCEU como  sopro de renovação no jornalismo brasileiro, ÉPOCA se destaca pela sensibilidade na escolha dos personagens focalizados na seção Entrevista.

Esse espaço nobre da revista tem se notabilizado por apontar um verdadeiro quem é quem' da história recente do 

Brasil e do mundo políticos, pensadores, artistas, empresários, cientistas, artistas„ ativistas, lideres religiosos„ gente que está no epicentro dos grandes acontecimentos. A compilação apresentada neste livro traz uma sucessão de Idéias polêmicas, confissões surpreendentes e declarações reveladoras de 40 personalidade pinçadas de um universo de mais de 400 entrevistas. São nomes que vão de Romário a Dalai-Lama, de Lula a Giorgio Armani, de Steven Spielberg a Xuxa. Seus depoimentos são o resultado vivo de uma receita jornalistica simples e consagrada, mas de delicada execução: fazer as perguntas certas para a pessoa certa, na hora certa. A receita de ÉPOCA. 
 

código 16

As Melhores Entrevistas de Época

Uma narrativa densa e empolgante e uma linguagem dinâmica, com riqueza de diálogos substituindo narrações extensas, tornam esta obra imperdível e prendem o leitor, num clima de suspense e emoção, da primeira à última página. Uma estranha erva daninha se alastra pelos campos, e suas emanações provocam febre e morte. Parece que a terra cansada de alimentar a ingratidão dos homens, oferecendo-lhes amor e abundância enquanto eles se destroem em guerras fratricidas, volta-se contra eles para expulsá-los. A terra violada, explorada, gentil e dadivosa os amaldiçoara. 
Em meio a esse drama, um homem se empenha numa luta heróica — a busca de um segredo que pode salvar seus semelhantes. o PECADO DE TODOS NÓS é um livro magistral de TAYLOR CALDWELL, autora de O Grande Amigo de Deus e Médico de Homens e de Almas 

código 18

O Pecado de todos nós

“Se  você alguma vez já pensou que a vida tem os seus truques na manga, a resposta é definitivamente, 'sim!' a grande maioria das pessoas concorda com isso. 
Mas só algumas, muito poucas, aprenderam o segredo de transformar esses truques da vida em grandes vantagens para si próprias. 
Ou conseguiram entender a magia dessa coisa chamada acaso, a grande chance. 
Encontrei esse segredo perfeitamente enquadrado numa única palavra: quando descobri o que esta palavra realmente significava e como ela agia, nunca mais fui exatamente o mesmo. 
Nada existe de mais único, nada existe de mais excitante, do que a serendipidade, e se você observar bem, provavelmente, nada existe de igual, que você possa usar com mais frequência e com mais vantagem do que a técnica da serendipidade." 

código 20

Serendipidade - O mundo do acaso

"A Bruxa de Portobello" de Paulo Coelho, conta a história de Athena, uma garota que foi adotada por emigrantes libaneses que se estabeleceram na Inglaterra em função de uma guerra que assolava seu país natal. Agora, eles têm que enfrentar uma intolerância religiosa que se assemelha à existente nos tempos da Inquisição, quando os que eram considerados hereges pela Igreja Católica eram violentamente punidos, inclusive, sendo queimados vivos. Um retrato da sociedade contemporânea, onde o medo da mudança e o conformismo muitas vezes determinam o curso de nossas vidas.

código 30

A bruxa de Portobello

BAILAR ENTRE LETRA retrata a doce arte de escrever, misturando letrinhas, como se fossem peças de um 'quebra-cabeça'. Esta obra nasceu para concretizar o meu sonho de pertencer ao mundo poético, brincando e aprendendo a jogar palavras ao ar enquanto meu interior dita e `grita"  o desejo de transformar a trajetória por este maravilhoso Planeta Azul na mais bela poesia acenando ritmicamente em asas... 

código 34

O bailar entre letras

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 veio substituir o Formulário Ortográfico de 1943, definindo novas regras ortográficas para a língua portuguesa, comumente chamadas de "nova ortografia" ou "ortografia oficial".

O novo acordo ortográfico visa unificar a escrita nos diversos países falantes do português mas trouxe dúvidas..

Em vigor no Brasil desde 2009, o seu uso passou a ser obrigatório a partir do dia um de janeiro de 2016.
O novo guia ortográfico busca esclarecer estas dúvidas.

código 36

Novo Guia Ortográfico

 
 
 
(41) 3223.4907