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Abrapp promove 6º Encontro Nacional de Comunicação e Relacionamento dos Fundos de Pensão

Atualizado: Jun 30


Aconteceu essa semana, dias 12 e 13/5, o 6º Encontro Nacional de Comunicação e Relacionamento dos Fundos de Pensão, um importante fórum de discussão sobre a importância dessas duas áreas para o setor de previdência complementar. Esse ano, o tema do evento foi Comunicação e Relacionamento na versão 3.1, em referência ao esforço para aprimoramento dessas duas frentes considerando uma sociedade cada vez mais digital. Realizado pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), o encontro reúne profissionais de comunicação e atendimento das entidades de previdência complementar, além de dirigentes e conselheiros dos fundos de pensão e autoridades do setor.

“A missão principal das entidades de previdência complementar é garantir o pagamento sustentável do complemento de aposentadoria. E o papel da comunicação e do relacionamento é imprescindível para promover uma educação previdenciária de qualidade, especialmente com relação à sensibilização dos jovens, pois não costumam se projetar no futuro”, enfatizou o presidente da PREVI e do conselho deliberativo da Abrapp, Gueitiro Genso, na sessão de abertura do congresso.

Experiências compartilhadas

A PREVI participa ativamente das discussões sobre o tema durante todo o ano por meio da representação nas comissões técnicas nacionais de comunicação e marketing e de relacionamento com o participante.

“O encontro é uma oportunidade muito rica para a troca de experiências entre todas as entidades. Iniciativas positivas e bem sucedidas podem ser adaptadas e replicadas trazendo mais efetividade na comunicação, estreitando o relacionamento e promovendo o conhecimento. Assim, mais próximos e com mais conhecimento, os participantes terão uma postura mais ativa com relação à formação de suas reservas e planejarão de forma mais consciente a aposentadoria”, afirmou o gerente executivo de comunicação e marketing da PREVI, Roberto Sabato, membro da comissão nacional da Abrapp.

Para o gerente executivo de atendimento ao associado, Carlos Augusto Rodrigues, a importância da boa comunicação e do relacionamento é primordial para a aproximação entre participantes e entidades. “O evento promovido pela Abrapp vem corroborar com aquilo que a todo o momento escutamos e discutimos, não só em nossas conversas corporativas, mas também no nosso dia a dia.

A qualidade do relacionamento das Entidades com seus participantes é vital. Em função das peculiaridades do segmento, a área de relacionamento precisa cumprir um papel diferenciado para propiciar a criação de vínculos sólidos e duradouros, pois a relação pode durar 10, 20, 30 ou mais anos, podendo muitas das vezes envolver outras gerações”, enfatizou.

No evento deste ano, além das participações em outros painéis, a PREVI apresentou o case sobre Assessoria Previdenciária, uma experiência bem sucedida da PREVI, que faz atendimento personalizado, com data e hora marcadas. A assessoria faz parte do Programa de Educação Financeira e Previdenciária Mais PREVI e está alinhada ao objetivo estratégico de fortalecimento da relação com o associado. “Nossa equipe de assessoria recebe um treinamento intensivo com duração de seis meses para dominar os mais diversos assuntos relacionados a planos e produtos da PREVI, previdência pública e privada, legislação previdenciária e trabalhista, conceitos de atuária, finanças, economia, marketing e gestão. Durante o atendimento, o assessor atua como um facilitador. Ele esclarece sobre as várias opções de aposentadoria disponíveis (PREVI e INSS) e simula cenários personalizados, de acordo com as informações prestadas pelo participante para que ele possa decidir quando é o melhor momento para se aposentar. Às vezes, a espera de um ou dois meses podem fazer muita diferença no benefício que o associado vai receber”, conta o gerente de atendimento da PREVI, Carlowe Nassif.

O diretor de seguridade da PREVI, Marcel Barros, participou do painel que trouxe debates com dirigentes sobre a importância estratégica do relacionamento no setor de previdência complementar no Brasil. Marcel falou sobre o empenho contínuo da PREVI para aprimorar o relacionamento com quase 200 mil participantes, seus dependentes e mais de 28 entidades representativas. “Além dos canais de atendimento tradicionais, lançamos recentemente o PREVI Itinerante, que mescla prestação de contas e educação previdenciária. A ideia é ir até o participante, levando uma equipe qualificada para prestar atendimento, para ouvi-lo, conhecê-lo, responder suas dúvidas, colher dados e levar informações”, ressaltou.


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