top of page
Buscar

ANABB solicita informações ao BB sobre cessão de carteira de crédito ao BTG Pactual

Atualizado: 15 de jul. de 2020

Associação que representa quase 90 mil associados quer esclarecimentos sobre a natureza da operação


A ANABB encaminhou, no dia 2 de julho, um ofício ao vice-presidente de Gestão Financeira e de Relações com Investidores do Banco do Brasil, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, solicitando respostas sobre a cessão de uma carteira de crédito de R$ 2,9 bilhões para uma instituição privada.


No dia anterior, 1º de julho, o BB informou através de comunicado ao mercado, que realizou com o BTG Pactual a cessão de carteira de créditos, majoritariamente em perdas, a Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios Não Padronizado e Exclusivo (FIDC-NP).


No informativo, o BB ressalta que esta é a primeira vez que realiza a cessão de carteira cujo cessionário não pertence ao conglomerado do banco. “Esta operação é o piloto de um modelo de negócios recorrente que o Banco está desenvolvendo para dinamizar, ainda mais, a gestão do portfólio de crédito”, diz o BB no comunicado.


Diante da pouca transparência na negociação, tendo em vista que não houve divulgação de qualquer processo de concorrência e nem de securitização, que transforma os ativos em títulos, a ANABB encaminhou os seguintes questionamentos:

1. Existe algum impedimento legal-jurídico para que a operação não tenha transitado pela Ativos S.A?

2. O processo assegurou ampla concorrência e de que modo?

3. O leilão, como modalidade para que o BB possa ceder parte de seus ativos sem questionamentos sob direcionamentos, não seria o caminho mais adequado?

4. A negociação teve aval formalizado pelo Tribunal de Contas da União, Banco Central e Controladoria-Geral da União?

5. Qual composição e características da carteira negociada?

6. O comunicado informa, ainda, que a operação faz parte de um projeto piloto para dinamizar a gestão de crédito. Quais características principais, justificativas e objetivos deste novo projeto?





Fonte: Agência ANABB

bottom of page