Buscar

Devo receber vacina contra a Gripe?


Está em andamento, até 9 de julho, a campanha nacional de imunização contra gripe (Influenza).


A ação anual foi mantida em 2021 mesmo em plena vacinação contra a Covid-19 devido à importância da prevenção contra a gripe também durante a pandemia.


A Influenza é uma infecção viral aguda com alta transmissibilidade e que afeta o sistema respiratório.


A vacina previne complicações e evita internações, especialmente neste momento em que os serviços de saúde estão sobrecarregados pelo atendimento de vítimas do coronavírus.


Também reduz os sintomas que podem ser confundidos com os gerados pela Covid-19.


Veja as orientações sobre a vacinação contra a gripe.


Quando receber a vacina contra a gripe? A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza iniciou em 12 de abril e segue até 9 de julho de 2021, com cronograma específico para cada grupo do público-alvo.

Quem deve ser vacinado? Nesta campanha, serão vacinadas: • crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); • gestantes; • puérperas; • povos indígenas; • trabalhadores da saúde; • idosos com 60 anos e mais; • professores das escolas públicas e privadas; • pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; • pessoas com deficiência permanente; • forças de segurança e salvamento; • forças armadas; • caminhoneiros; • trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; • trabalhadores portuários; • funcionários do sistema prisional; • adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Todos os grupos serão vacinados ao mesmo tempo? Não. O cronograma segue as três etapas abaixo. 1ª) Crianças (6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. 2ª) Idosos com 60 anos e professores 3ª) Pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviários, passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas e do sistema penitenciário, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Qual vacina da gripe será aplicada? Vacina tríplice para influenza contendo três tipos de cepas: H1N1, Influenza H3N2 e Influenza B.

Posso tomar a vacina contra Influenza junto com a da Covid-19? É contraindicada a aplicação simultânea das vacinas. A orientação é priorizar a dose da Covid-19 e aguardar 14 dias para receber a da influenza.

Se já tomei a primeira dose da vacina Covid-19, posso fazer a vacina da gripe antes da segunda dose da Covid? Sim, mas deve respeitar um intervalo de 14 dias entre as doses da vacina contra Covid-19 e da vacina para influenza. Nestas situações, deve-se agendar a vacina influenza respeitando o intervalo mínimo de 14 dias entre elas.

Há risco de adquirir Covid-19 quando for me vacinar contra a Influenza? Todas as medidas de prevenção à transmissão da Covid-19 nas ações de vacinação contra Influenza deverão ser adotadas para evitar o risco de contágio.

Quem teve Covid-19 deve se vacinar contra Influenza? Sim, mas se recomenda o adiamento da vacinação contra influenza em pessoas com Covid-19 em atividade. Neste caso, a vacinação deve ser adiada até a recuperação clínica total e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir da primeira amostra de PCR positiva em pessoas assintomáticas.

A vacina contra a gripe é segura? As vacinas contra Influenza sazonais são seguras e bem toleradas. As vacinas utilizadas pelo PNI durante as campanhas são constituídas por vírus inativados, fracionados e purificados, portanto, não contêm vírus vivos e não causam a doença.

Quem não pode tomar vacina contra Influenza? Crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com histórico de reação alérgica grave (anafilaxia) a doses anteriores que têm contraindicação a doses subsequentes. Em caso de dúvida, consulte a equipe de saúde na CASSI.


Fontes: https://www.cassi.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6483:devo-receber-vacina-contra-a-gripe_6483&catid=61&Itemid=705&uf=PR

Informe técnico 23ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza 2021



(41) 3223.4907