top of page
Buscar

SAÚDE DO HOMEM

Atualizado: 28 de mar. de 2023

Cuidar da saúde é primordial




Você já deve ter ouvido falar que homem cuida menos da saúde do que mulher. De fato, historicamente, homens fazem menos consultas e exames preventivos do que as mulheres. Isso acarreta maior índice de doenças e mortes na população masculina.


Na prática, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no país, os homens vivem em média sete anos a menos que mulheres e apresentam maior incidência de doenças do coração, cânceres, colesterol elevado, diabetes, hipertensão e tendência à obesidade.


Incluir o hábito de cuidar da própria saúde é determinante para alcançar uma vida mais longa e de qualidade. Conte com a CASSI para ajudar você nessa conquista!


HOMEM QUE SE CUIDA TEM ATITUDE!

Cuidar de si não é tão complexo como parece.

Observar o próprio corpo e ficar atento aos sinais de mudança podem auxiliar muito no risco do surgimento de doenças ou agravamento de um quadro já existente.

Cuide da sua saúde mental, note possíveis alterações no sistema reprodutor, fique atento ao surgimento de sintomas de doenças crônicas (diabetes, hipertensão, entre outras). Sempre procure a CASSI ou seu médico de confiança a qualquer sinal de desconforto ou dúvidas.


CUIDAR DA SAÚDE É NÃO TER PRECONCEITO!

Por ir menos ao médico e fazer menos exames, os homens estão mais propensos a ter problemas relacionados ao sistema reprodutor, como Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST e aids. Mas lembre-se: saúde não combina com preconceito.

Por isso, é imprescindível fazer exames frequentemente e consultar um médico periodicamente.

ENVELHECER COM SAÚDE É TER CUIDADO COM A VIDA!

O tempo passa tão rápido que quando percebemos já estamos precisando de cuidados de saúde mais frequentes. Mas algumas regras básicas não mudam e podem nos trazer mais longevidade, como não fumar, praticar atividades físicas com regularidade e ter uma alimentação adequada. Medidas simples que promovem o bem-estar e ajudam a manter mente e corpo em perfeito funcionamento, prevenindo doenças.


COMO ACERTAR COM A PRÓPRIA SAÚDE?

Para fazer um golaço de placa com a própria saúde, basta ficar atento a aspectos da vida que muitos homens ainda ignoram e que as mulheres já descobriram como essenciais. Não tenha medo de descobrir doenças. A desinformação e o receio de encarar de frente a situação que está vivendo são mais graves do que tratar o problema no início. Lembre-se: quanto mais cedo resolver, menores podem ser os impactos. Siga os tratamentos recomendados. Encarar com seriedade a recomendação ou tratamento médico é determinante para a manutenção da saúde. Não pense que nunca irá adoecer e por isso não precisa se cuidar. Todo ser humano é falível. Em algum momento iremos precisar de ajuda com a saúde. Cuidarmos de nós mesmos é um passo definitivo para uma vida digna e feliz. Os homens estão envolvidos na maioria de situações de violência. O estigma do homem violento é uma questão de escolha. Basta olhar para o seu entorno e perceber quão importantes são as pessoas a sua volta. Escolha o cuidado, o amor, a gentileza e a generosidade como características principais da sua vida. Alimente-se adequadamente. O que comemos habitualmente ajuda a definir a qualidade da saúde que teremos. Quem opta por uma alimentação adequada e equilibrada, recebe de presente uma vida mais saudável. Homens são mais suscetíveis à Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST e aids. O preconceito ainda existe em uma parcela dos homens. É uma percepção equivocada e reflete de forma grave no autocuidado. Monitorar a própria saúde e buscar ajuda profissional sempre que precisar auxiliam a prevenir doenças. Estão mais expostos aos acidentes de trânsito e de trabalho. A sensação de que nada ocorrerá de errado expõe os homens a riscos desnecessários. Respeitar limites, as leis e pensar no valor da própria vida ajuda a mudar esta percepção errônea. Não praticam atividade física com regularidade. A saúde de quem é sedentário é mais frágil. Adotar algum tipo de atividade física traz inúmeros benefícios à saúde. Utilizam álcool e outras drogas com maior frequência. O uso de álcool e drogas pelo homem pode também estar relacionado com a necessidade de transmitir, ainda que inconscientemente, uma mensagem de força. Além disso, de maneira totalmente errada, dá a falsa impressão de que, por ser homem, será incapaz de colocar a própria vida em risco. É preciso abrir mão desses falsos estigmas e enfrentar a vida com racionalidade e sobriedade.


QUIZ SAÚDE DO HOMEM


COMO ESTÁ O SEU COMPROMETIMENTO COM A PRÓPRIA SAÚDE?

RESPONDA AS PERGUNTAS, SOME OS PONTOS E CONFIRA O RESULTADO NO FINAL DA PÁGINA. PREPARADO? ENTÃO VAMOS LÁ!

1. COM QUE FREQUÊNCIA VOCÊ INGERE LEGUMES, VERDURAS, SALADAS CRUAS E FRUTAS? Raramente (0 ponto) 4 vezes por semana (1 ponto) Diariamente (2 pontos) 2. VOCÊ CONSOME DOCES E ALIMENTOS GORDUROSOS? Muito – diariamente (0 ponto) Moderadamente – 3 vezes por semana (1 ponto) Pouco – 1 vez por semana (2 pontos) 3. QUANTO TEMPO VOCÊ LEVA PARA FAZER UMA REFEIÇÃO? Até 10 minutos (0 ponto) De 11 a 20 minutos (1 ponto) Acima de 20 minutos (2 pontos) 4. QUANTAS HORAS VOCÊ DORME POR DIA? Até 6 horas (0 ponto) De 6 a 8 horas (1 ponto) De 8 a 12 horas (2 pontos) 5. COM QUE FREQUÊNCIA VOCÊ PRATICA ATIVIDADES FÍSICAS? Não pratica (0 ponto) Pelo menos 3 vezes por semana (1 ponto) Mais de 3 vezes por semana (2 pontos) 6. VOCÊ FUMA? Sim (0 ponto) Não (2 pontos) 7. VOCÊ CONSOME BEBIDAS ALCOÓLICAS? Diariamente (0 ponto) Moderadamente – 2 vezes por semana (1 ponto) Não consome (2 pontos) 8. QUANDO FOI SUA ÚLTIMA VISITA AO SERVIÇO DE SAÚDE? Mais de 2 anos (0 ponto) 1 ano (1 ponto) Menos de 1 ano (2 pontos) 9. VOCÊ VAI AO SERVIÇO DE SAÚDE: Somente quando está doente ou sentindo alguma coisa (0 ponto) Frequenta sem regularidade (1 ponto) Frequenta com regularidade (2 pontos) De forma regular, realizando os exames solicitados e seguindo os tratamentos recomendados (3 pontos) 10. NORMALMENTE, COMO VOCÊ REAGE A PROBLEMAS? Com reações agressivas ou outro tipo de violência (0 ponto) Acha que não vale a pena resolver e deixa pra lá (1 ponto) Conversa e procura escutar os pontos de vista até chegar a um acordo (2 pontos)


AVALIE SEU RESULTADO


JUSTIFICATIVA DE CADA RESPOSTA

De 0 a 7 pontos

Você precisa se cuidar! Revendo seus hábitos você pode viver mais e melhor. Fique por dentro de outras dicas de saúde, procure a CliniCASSI mais próxima e se cuide!

De 8 a 14 pontos

Procure abandonar alguns velhos hábitos e atitudes. Continue caminhando para uma vida mais saudável. Visite uma CliniCASSI ou acesse o site da Caixa de Assistência e receba mais informações de saúde. A adoção de pequenas atitudes pode resultar em um grande ganho para sua saúde e qualidade de vida.

De 15 a 21 pontos

Atitudes de vida saudáveis contribuem para sua qualidade de vida e evitam problemas como doenças do coração, diabetes, hipertensão e colesterol alto. Continue se cuidando. Procure a CliniCASSI mais próxima para continuar cuidando da sua saúde e seja um exemplo para seus amigos e familiares.





bottom of page